Somatic Experiencing®

A chave do trauma está no corpo.

O que é Somatic Experiencing®

A Experiência Somática (SE™) é um modelo terapêutico orientado para o corpo aplicado em
múltiplas profissões e ambientes profissionais – psicoterapia, medicina, treino, ensino, e fisioterapia

– para a cura de traumas e outras perturbações do stress. Baseia-se numa intersecção multidisciplinar de fisiologia, psicologia, etologia, biologia, neurociência, práticas de cura indígenas, e biofísica médica e tem sido clinicamente aplicada há mais de quatro décadas. É o trabalho de vida do Dr. Peter A. Levine.

A abordagem SE liberta o choque traumático, que é a chave para transformar o TEPT e as feridas do trauma de apego emocional e de desenvolvimento precoce. Oferece uma estrutura para avaliar onde uma pessoa está “presa” na luta, voar ou congelar respostas e fornece ferramentas clínicas para resolver estes estados fisiológicos fixados. SE fornece competências eficazes adequadas a uma variedade de profissões de cura, incluindo saúde mental, medicina, terapias físicas e ocupacionais, trabalho corporal, tratamento de dependência, primeira resposta, educação, e outras.

Como Funciona

A abordagem da Experiência Somática facilita a conclusão de respostas motoras auto-protectoras e a libertação de energia de sobrevivência bloqueada no corpo, abordando assim a causa raiz dos sintomas de trauma. Isto é abordado orientando suavemente os clientes para desenvolverem uma tolerância crescente às sensações corporais difíceis e às emoções reprimidas.

O Dr. Levine foi inspirado a estudar o stress sobre o sistema nervoso animal quando percebeu que os animais estão constantemente sob ameaça de morte, mas não mostram sintomas de trauma. O que ele descobriu foi que o trauma tem a ver com a terceira resposta de sobrevivência à percepção de ameaça de vida, que é o congelamento. Quando a luta e o voo não são opções, congelamos e imobilizamos, como “fazer-se de morto”. Isto faz de nós um alvo menor. No entanto, esta reação é sensível ao tempo, por outras palavras, precisa de seguir o seu curso, e a energia maciça que foi preparada para lutar ou voar é descarregada, através de tremores e tremores. Se a fase de imobilidade não se completar, então essa carga permanece presa, e, do ponto de vista do corpo, ainda está sob ameaça. O método da Experiência Somática funciona para libertar esta energia armazenada e desligar este alarme de ameaça que causa grave desregulamentação e dissociação. O SE ajuda as pessoas a compreender esta resposta corporal ao trauma e trabalha através de uma abordagem “o corpo primeiro” à cura.

Formadores

Image

Liane Pinto


Liane Pinto trabalha como psicóloga clínica desde 1990, recorrendo a uma gama diversificada de práticas de cura tradicionais e complementares, integrando psicoterapia e psicoterapia focal, bem como psico-traumatologia.

Liane também é especialista em trabalhar com vítimas de sequestro, assalto à mão armada e psicopedagogia. Tem um mestrado em saúde pública, é instrutora de programação neurolinguística (PNL) desde 2001 e é coach pessoal e profissional.

Liane ministra um curso de pós-graduação em Psicotraumatologia no Instituto Junguiano da Bahia, Brasil, onde também leciona os níveis Iniciante e Intermediário da Formação Profissional SE na América do Sul e Europa. Participou em diversas conferências, ministra workshops e dá aulas no Brasil, Argentina e Europa.

Image

Sónia Gomes


Sónia Gomes, SE™ Faculdade de Formação Profissional do SETI - Somatic Experiencing® Trauma Institute.

Acumula mais de 35 anos de trabalho na área da Psicologia Clínica/Orientação Corporal e é doutorada em Psicologia Clínica. Ela tem graus adicionais em Structural Rolfing® também Rolfing Movement Teaching e estudante devota de Hubert Godard, Movement Analysis from French.Sonia é membro do SE International Senior Faculty Member do SEI (Somatic Experiencing ® Institute nos EUA). Ela ensina SE no Brasil, Europa, Estados Unidos, África do Sul e Ásia. Ela projetou e atualmente ministra treinamentos denominados SOMA - Embodiment.

Seus ex-alunos confirmam o excelente domínio de SE e terapias corporais que o Dr. Gomes ensina em demonstrações e sessões pessoais.

Testemunhos

Renata Morais


Participar do curso iniciante do SE com Liane foi uma experiência linda. Obtive muitas aprendizagens teóricas importantes com muita experiência, sensações e emoções envolvidas, sempre acompanhadas da leveza e generosidade que Liane compartilha sua rica vivência e conduz os dias com cuidado e atenção. Saio dessa etapa mais consciente do meu corpo, da minha responsabilidade como terapeuta e com ainda mais sede de conhecimento e de contribuição com o mundo por meio do SE. Gratidão aos generosos assistentes que providenciam tanto acolhimento e ambiente seguro para a realização desse lindo e delicado trabalho. Gratidão ✨

Lívia Maria Vicentini


As dinâmicas e metodologia das aulas fizeram-me repensar como ficamos presos muitas vezes ao discurso e acabamos por fugir do principal que é o Sentir. As aulas têm espaço para a teoria, mas o foco é a prática.

E eu que achava que sentir era simples, mas até então estava sempre acompanhado de um discurso, de uma interpretação, em camadas mais superficiais. Posso dizer que reaprendi a sentir.

A segurança de estar sob seus cuidados da professora, o domínio, a abertura, instigaram curiosidade para fluir em sensações e sentimentos que até então estavam escondidos em camadas mais profundas. A equipe refletiu a segurança e o apoio, sempre presentes e solícitos, trouxeram conforto sempre que os busquei.

A profundidade em sua didática, com toda a técnica, segurança, humanidade, amplificaram o conceito junguiano de quando tocar uma alma, ser apenas outra alma. Neste curso vi, vivi e senti isso.

Deixo aqui minha gratidão a Você, a Rita e a toda a equipe de assistentes e provedores, que proporcionaram essa experiência única, sutil e profunda, na experiencia do sentir.

Confesso agora estar reaprendendo a lidar com diversas sensações que se vêm apresentando, com esse micro universo que me reconecto neste último modulo.

Nelson Calado

Segue-nos nas redes sociais